Home > Ensinos > EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

O período de 0 a 6 anos é muito importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior.
Na Educação Infantil, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites à sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.
Nossa Educação Infantil percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade. Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, requer seriedade!

Ensinamentos Básicos para crescimento
Tempo de estudar e tempo para brincar
Super professores atenciosos e competentes
Auxílio individual importante para avaliação de cada aluno
Lições de Casa para estimular interação com os pais
Incentivo em amar e respeitar a diversidade

• Atrasos

Após o fechamento dos portões, as professoras iniciam o encaminhamento pedagógico e demais atividades planejadas para o dia. Compreendemos que atrasos implicam em prejuízos à aprendizagem, por isso, solicitamos que se organizem para que atrasos sejam exceções e não parte da rotina. Desta maneira, atente-se aos turnos; para o período matutino o horário máximo permitido: 8h para a entrada e às 12h15 para saída. No turno vespertino: 13h45 para a entrada e às 18h para a saída. Serão aceitos oito atrasos, por semestre, nos horários de início das aulas. Não será permitido o acesso dos pais ou responsáveis às salas de aula após o horário de entrada (8h – 13h45). Quando o aluno estiver atrasado, deve ser encaminhado à recepção do Colégio para que um de nossos colaboradores o conduza até a sua turma.

• Faltas e Saídas antecipadas

A presença do aluno em sala é fundamental para o processo de aprendizado e desenvolvimento. Assim, pedimos que as faltas e saídas antecipadas sejam evitadas em grande proporção. Em caso de extrema necessidade, solicitamos comunicação à Coordenação e aviso via agenda do aluno. Em caso de consulta médica, solicitamos a entrega do atestado médico no dia seguinte à falta para justifi car a ausência do aluno.

ROTINAS ESCOLARES

• Mochila

Deixar na mochila permanentemente: agenda escolar, toalha de mão com o nome da criança; troca de roupa (para incidentes) e o estojo. Incentive o aluno a organizar os materiais, comunique-o onde estão distribuídos seus pertences na mochila para que a criança cuide do que trouxe, principalmente, livros e tarefas.

• Lanche

A Educação Infantil possui um refeitório onde as crianças fazem o lanche coletivamente. Próximo ao horário do intervalo os alimentos são servidos pelas professoras de sala.

Seguindo as orientações para uma alimentação saudável, não são oferecidos às crianças, refrigerante, biscoito recheado, balas, pirulitos, gomas de mascar (chicletes), chocolate, salgadinhos industrializados e frituras. Para os alunos que forem almoçar no Colégio, temos uma alimentação variada com legumes, saladas, sucos de fruta, carne cozida e sobremesa com gelatinas e frutas. O lanche dos intervalos da manhã e tarde são compostos de salgados assados, pães, bolos, frutas e sucos naturais.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sugerimos a ingestão de alimentos saudáveis como, por exemplo, suco de polpa e lanches assados.
É indispensável o envio de uma fruta por dia para compormos a salada de frutas, que será partilhada com todos os alunos.

• Dia do Brinquedo

Toda sexta-feira, o aluno pode trazer um brinquedo de sua preferência para partilhar com os amigos. Lembramos que alguns brinquedos não devem ser trazidos para o ambiente escolar: brinquedos que estimulem a violência (ex: armas, espadas, algemas…), jogos eletrônicos (ex: tablets, notebooks, celulares), materiais da vida adulta (ex: acetona, esmaltes, batons, maquiagem, tamancos, gel de cabelo e outros de mesma fi nalidade), jogos com peças pequenas, coleções, ou ainda, pertences de grande valor sentimental. Estes objetos/brinquedos servem como instrumento de socialização e partilha com outros colegas, sendo uma intervenção pedagógica na relação interpessoal dos alunos, reafi rmando um universo infantil sadio. E, para que alcancemos com êxito nossos objetivos, precisamos que estas orientações sejam rigorosamente respeitadas.

• Tarefa

A tarefa na Educação Infantil é uma atividade importante para a formação intelectual, afetiva e social das crianças e deve ser incentivada pelos pais e professores. Quando realizada com a ajuda da família, torna o aprendizado muito mais valioso. Além do enfrentamento de desafi os fora do ambiente escolar, possibilita a construção da autonomia, de estabelecer uma rotina e
melhorar a capacidade de organização. Por esse motivo, pedimos que a família acompanhe o estudante na realização das tarefas, buscando incentivá-lo em seus momentos de estudo.

Organizar tempo e ambiente para que ele as realize são elementos contribuintes para um bom desempenho. Solicitar que faça pinturas com capricho, que cuide para não rasgar ou amassar os papeis, implicitamente possibilita que o estudante adquira apreço pelos seus pertences escolares. Concebendo que a criança precisa ser ensinada, solicitamos a colaboração dos senhores para que as tarefas sejam vistas com a importância e o carinho com que são planejadas e elaboradas.

Não menos importante do que nos demais segmentos adiante, a tarefa na Educação Infantil estimula a integração familiar no processo educacional do estudante, proporciona as primeiras responsabilidades escolares e reforça a construção do conhecimento. Por isso, é de fundamental importância que o estudante apenas seja orientado na execução da tarefa, e que não haja participação direta e efetiva da responsabilidade. Assim como é imprescindível fazer a devolutiva na data solicitada ao professor da turma.

• Dia do Brinquedo

Na Educação Infantil, o processo de avaliação dos alunos(as) ocorre de forma continuada, ou seja, o desenvolvimento global de nossas crianças é avaliado diariamente por meio da observação, estimulação e registro sistemático dos processos de aprendizagem, utilizando como instrumentos pedagógicos avaliativos o material apostilado, atividades complementares que enfocam o raciocínio lógico, psicomotricidade, cognição, habilidades socioemocionais, construção das linguagens corporais e orais, assim como, toda contextualização das vivências diárias dos educandos, dentro e fora do âmbito escolar.

• Relatório Pedagógico Bimestral

É uma descrição ordenada, sucinta e minuciosa sobre o desenvolvimento do estudante, que tem por objetivo apresentar o processo de elaboração do conhecimento do aluno, no qual o professor intervém com pertinência, no sentido de contribuir para o seu aperfeiçoamento integral no transcurso da aprendizagem. O relatório registra, com simplicidade e objetividade, o
progresso observado sobre o estudante, seus avanços, suas descobertas e difi culdades.

Durante o ano letivo são realizadas comunicações parciais sobre os processos e resultados do desenvolvimento e aprendizagens dos estudantes; por meio do atendimento às famílias (bimestralmente), com entrega do Parecer Descritivo Escolar para os responsáveis, por meio de atendimento individualizado com professor responsável da turma e Coordenação Pedagógica do segmento, mediante conferência e assinatura do Parecer Pedagógico Bimestral.

• Atividades Recreativas

Na Educação Infantil, brincar é uma ferramenta elementar para o aprendizado por meio da ludicidade. Por isso, estimulamos a recreação, que desenvolve em nossas crianças competências importantes como: criatividade, resiliência, autoconhecimento, colaboração, coragem, entre outros. O Parquinho e a Brinquedoteca, nesse contexto, são ambientes pedagógicos lúdicos, ricos em signifi cados e possibilidades para o aperfeiçoamento de todas as fases de desenvolvimento das crianças.

• Diferenciais

Dispomos de atividades diferenciadas e aulas com professores especialistas de Arte, Inglês, Educação Física, Coral e Música; além de uma rica estrutura com: brinquedoteca, parquinho e Biblioteca Infantil com títulos renomados da literatura infantil.

Desde os níveis iniciais da Educação Infantil, desenvolvemos atividades em salas e locais diversos, para que o Aluno consiga se adaptar aos ambientes que lhe forem apresentados ao longo de sua vida acadêmica. O treinamento contínuo de nossos professores, as formações pedagógicas feitas todas as quarta-feiras, a observância incansável das novas tecnologias, o emprego de ferramentas digitais e principalmente a alta competência de nossos professores, nos credenciam a oferecer um ensino de qualidade, tal qual os melhores oferecidos em grandes centros.

MATRICULE SEU FILHO

Nome:
Telefone:
Celular:
E-mail:Assunto:
Mensagem:
* Campos obrigatórios