Home > Ensinos > ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.

O Colégio EBASA Objetivo elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de programação orientada. Para isso, trabalham permanentemente psicólogos, pedagogos, professores e funcionários especializados.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.

O Colégio EBASA Objetivo oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo de senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento de personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos nas mais variadas áreas do conhecimento, como, por exemplo, por meio da educação artística – música, artes visuais, dança e teatro. E, no âmbito extraescolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza e das mais diversas manifestações culturais. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira, etc.

Ensinamentos Básicos para crescimento
Tempo de estudar e tempo para brincar
Super professores atenciosos e competentes
Auxílio individual importante para avaliação de cada aluno
Lições de Casa para estimular interação com os pais
Incentivo em amar e respeitar a diversidade

• Atrasos

Após o fechamento dos portões, as professoras iniciam o encaminhamento pedagógico e demais atividades planejadas para o dia. Compreendemos que atrasos implicam em prejuízos à aprendizagem, por isso, solicitamos que se organizem para que atrasos sejam exceções e não parte da rotina. Desta maneira, atente-se aos turnos; para o período matutino o horário máximo permitido: 8h para a entrada e às 12h15 para saída. No turno vespertino: 13h45 para a entrada e às 18h para a saída. Serão aceitos oito atrasos, por semestre, nos horários de início das aulas. Não será permitido o acesso dos pais ou responsáveis às salas de aula após o horário de entrada (8h – 13h45). Quando o aluno estiver atrasado, deve ser encaminhado à recepção do Colégio para que um de nossos colaboradores o conduza até a sua turma.

• Faltas e Saídas antecipadas

A presença do aluno em sala é fundamental para o processo de aprendizado e desenvolvimento. Assim, pedimos que as faltas e saídas antecipadas sejam evitadas em grande proporção. Em caso de extrema necessidade, solicitamos comunicação à Coordenação e aviso via agenda do aluno. Em caso de consulta médica, solicitamos a entrega do atestado médico no dia seguinte à falta para justifi car a ausência do aluno.

• Mochila

Deixar na mochila permanentemente: , apostilas, toalha de mão de preferência com o nome do Aluno, álcool em gel, garrafinha de água, máscara e estojo. Incentive o Aluno a organizar os materiais, para que ele desenvolva o senso de responsabilidade e independência, isso facilitará muito o cumprimento das tarefas pedagógicas.

• Lanche

O Colégio Ebasa Objetivo possui uma cantina terceirizada, onde o Aluno pode encontrar salgados assados, alguns tipos de doces, sucos naturais e lanches. Não é autorizado que se traga produtos que necessitem de refrigeração, como queijos, iogurtes ou semelhantes. O lanche é totalmente livre e de responsabilidade da família, podendo vir de casa ou ser adquirido na cantina do Colégio. Pede-se atenção às orientações da lei nº 5.146/13, a qual proíbe refrigerante, biscoito recheado, balas, pirulitos, gomas de mascar (chicletes), chocolate, salgadinhos industrializados e frituras, trazidos de casa ou comercializados nas escolas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sugerimos a ingestão de alimentos saudáveis como, por exemplo, frutas frescas, suco de polpa e lanches assados.

• Dia do Brinquedo

Toda sexta-feira, o aluno pode trazer um brinquedo de sua preferência para partilhar com os amigos. Lembramos que alguns brinquedos não devem ser trazidos para o ambiente escolar: brinquedos que estimulem a violência (ex: armas, espadas, algemas…), jogos eletrônicos (ex: tablets, notebooks, celulares), materiais da vida adulta (ex: acetona, esmaltes, batons, maquiagem, tamancos, gel de cabelo e outros de mesma fi nalidade), jogos com peças pequenas, coleções, ou ainda, pertences de grande valor sentimental. Estes objetos/brinquedos servem como instrumento de socialização e partilha com outros colegas, sendo uma intervenção pedagógica na relação interpessoal dos alunos, reafi rmando um universo infantil sadio. E, para que alcancemos com êxito nossos objetivos, precisamos que estas orientações sejam rigorosamente respeitadas.

• Tarefa

A tarefa no Ensino Fundamental I é uma atividade importante para a formação intelectual, afetiva e social das crianças e deve ser incentivada pelos pais e professores. Quando realizada com a ajuda da família, torna o aprendizado muito mais valioso. Além do enfrentamento de desafios fora do ambiente escolar, possibilita a construção da autonomia, de estabelecer uma rotina e melhorar a capacidade de organização. Por esse motivo, pedimos que a família acompanhe o estudante na realização das tarefas, buscando incentivá-lo em seus momentos de estudo.

Organizar tempo e ambiente para que ele as realize são elementos contribuintes para um bom desempenho. Solicitar que faça pinturas com capricho, que cuide para não rasgar ou amassar os papeis, implicitamente possibilita que o estudante adquira apreço pelos seus pertences escolares. Concebendo que a criança precisa ser ensinada, solicitamos a colaboração dos senhores para que as tarefas sejam vistas com a importância e o carinho com que são planejadas e elaboradas.

Não menos importante do que nos demais segmentos adiante, a tarefa no Ensino Fundamental I, estimula a integração familiar no processo educacional do estudante, proporciona o desenvolvimento de responsabilidades escolares e reforça a construção do conhecimento. Por isso, é de fundamental importância que o estudante apenas seja orientado na execução da tarefa, e que não haja participação direta e efetiva dos adultos na sua realização, mas sim um acompanhamento. Portanto, torna-se imprescindível fazer a entrega das tarefas, na data solicitada pelo professor da turma.

• Dia do Brinquedo

No Ensino Fundamental I, o processo de avaliação dos alunos(as) ocorre de forma continuada, ou seja, o desenvolvimento global de nossas crianças é avaliado diariamente por meio da observação, estimulação e registro sistemático dos processos de aprendizagem, utilizando como instrumentos pedagógicos avaliativos o material apostilado, atividades complementares que enfocam o raciocínio lógico, psicomotricidade, cognição, habilidades socioemocionais, construção das linguagens corporais e orais, assim como, toda contextualização das vivências diárias dos educandos, dentro e fora do âmbito escolar.

• Avaliações / Relatório Pedagógico Bimestral

Para o 1° Ano do Ensino Fundamental I o Relatório é uma descrição ordenada, sucinta e minuciosa sobre o desenvolvimento do estudante, que tem por objetivo apresentar o processo de elaboração do conhecimento do aluno, no qual o professor intervém com pertinência, no sentido de contribuir para o seu aperfeiçoamento integral no transcurso da aprendizagem. O Relatório registra, com simplicidade e objetividade, o progresso observado sobre o estudante, seus avanços, suas descobertas e dificuldades.

Durante o ano letivo são realizadas comunicações parciais sobre os processos e resultados do desenvolvimento e aprendizagens dos estudantes; por meio do atendimento às famílias (bimestralmente), com entrega do Parecer Descritivo Escolar para os responsáveis, por meio de atendimento individualizado com professor responsável da turma e Coordenação Pedagógica do segmento, mediante conferência e assinatura do Parecer Pedagógico Bimestral.

Para as demais séries do Ensino Fundamental I, são aplicadas Avaliações, usadas como ferramenta para a verificação da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, uma vez que nessa fase da vida acadêmica, o aluno já apresenta maior autonomia e também começará a ser confrontado por maiores desafios.

• Atividades Recreativas

No Ensino Fundamental I , brincar ainda é uma ferramenta elementar para o aprendizado por meio da ludicidade. Por isso, estimulamos a recreação, que desenvolve em nossas crianças competências importantes como: criatividade, resiliência, autoconhecimento, colaboração, coragem, entre outros. As brincadeiras em grupo, os jogos de tabuleiro, bonecas, carrinhos, são nesse contexto, ricos em significados e possibilidades para o aperfeiçoamento de todas as fases de desenvolvimento das crianças.

• Diferenciais

Dispomos de atividades diferenciadas e aulas com professores especialistas de Arte, Inglês, Educação Física, Música, Escolinha de Futsal, Habilidades manuais e Artesano; além de uma rica estrutura com: parquinho, quadra coberta, Laboratórios e Biblioteca Infantil com títulos renomados da literatura infantil.

Desde os níveis iniciais da Educação Infantil, desenvolvemos atividades em salas e locais diversos, para que o Aluno consiga se adaptar aos ambientes que lhe forrem apresentados ao longo de sua vida acadêmica. O treinamento contínuo de nossos professores, as formações pedagógicas feitas todas as quarta-feiras, a observância incansável das novas tecnologias, o emprego de ferramentas digitais e principalmente a alta competência de nossos professores, nos credenciam a oferecer um ensino de qualidade, tal qual os melhores oferecidos em grandes centros.

MATRICULE SEU FILHO

Nome:
Telefone:
Celular:
E-mail:Assunto:
Mensagem:
* Campos obrigatórios